(+351) 219 250 092 | tp.aicamrafasson%40aimedaca  (Chamada para a rede fixa nacional)

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    Illustration

    DISPENSA EM PROXIMIDADE

    Formação Online

    Data

    Disponível a partir de 17 março'25 (inscrições até dia 30 Abril'25)

    Carga horária

    12h

    Formato

    E-Learning, com tempo em auto-gestão; sem aulas síncronas

    Valor

    55€ + iva por formando

    Créditos OF

    2,4 CDP

    Enquadramento

    A implementação do regime de dispensa de medicamentos em proximidade, regulamentado pelo Decreto-Lei n.º 138/2023 e pela Portaria n.º 106/2024/1, representa uma oportunidade para as Farmácias Comunitárias fortalecerem o acesso dos utentes aos medicamentos e produtos de saúde, assegurando um serviço mais prático e personalizado.
    Essa modalidade tem demonstrado resultados positivos, como maior comodidade para os utentes e uma gestão mais eficiente na entrega de medicamentos, sempre acompanhada pela intervenção farmacêutica. Para garantir a segurança, qualidade e conformidade no processo, é essencial que os farmacêuticos estejam devidamente capacitados, conforme previsto na legislação em vigor.
    A formação "Dispensa em Proximidade" surge como uma resposta a essa necessidade, habilitando os profissionais a:
    ● Conhecer as normas legais e regulamentares aplicáveis;● Implementar as melhores práticas no regime de dispensa em proximidade;● Garantir um atendimento centrado no utente, com segurança e qualidade;● Atualizar continuamente as competências necessárias para oferecer este serviço inovador.

    Trata-se de uma formação obrigatória para as farmácias que pretendem dispensar mediacamentos hospitalares (Portaria n.º 106/2024/1, de 14 de março). É totalmente em eLearning, com tempo em auto-gestão.
    Esta formação, vem responder a esta exigência, proporcionando uma formação totalmente em eLearning e com o tempo em auto-gestão, sem aulas síncronas, permitindo assim que os farmacêuticos a realizem de acordo a sua disponibilidade e no conforto da sua casa.
    Prepare a sua Farmácia para liderar nesta abordagem de cuidados farmacêuticos, com foco na conveniência e no bem-estar dos seus utentes!


    Objetivos

    ● Conhecer o quadro legal e regulatório aplicável ao regime de dispensa em proximidade, bem como os procedimentos definidos no âmbito deste regime.● Conhecer as principais disposições do Regulamento de Proteção de Dados Pessoais.● Conhecer e compreender as principais patologias e fármacos integrados no âmbito da dispensa em proximidade de forma a proporcionar um melhor acompanhamento da adesão à terapêutica, potenciando a sua e eficácia.● Promover a comunicação eficaz com o utente, melhorando a capacidade de esclarecer dúvidas, orientar para o uso correto e racional do medicamento.● Proporcionar o conhecimento necessário para organização e gestão das atividades do serviço de dispensa em proximidade, de forma a garantir (i) eficiência e rastreabilidade das operações, medicamentos e produtos de saúde, (ii) eficiente gestão de stock, (iii) qualidade do serviço, (iv) eliminação de problemas e potenciais problemas que possam afetar negativamente o serviço de dispensa em proximidade.

    Programa

    Módulo 1 – EnquadramentoMódulo 2 – O utente no CentroMódulo 3 – O Farmacêutico e a FarmáciaMódulo 4 – Gestão e Comunicação da InformaçãoMódulo 5 – RGPD e Proteção de Dados PessoaisMódulo 6 – Patologias, Situações Clínicas e Tratamento

    Destinatários

    Farmacêuticos, Estudantes e todos os profissionais de saúde com interesse em aprofundar esta temática.

    Sobre a formadora

    Anabela MartinsFarmacêutica, especialista em Farmácia Comunitária. Diretora da QESQAF Consultoria, Auditoria e Formação. Exerce atividade na área da qualidade, trabalhando como consultora para certificação de Farmácias e acreditação de Laboratórios e Biobancos. Auditora da SGS. Diretora da Qualidade da Farmácia de Joane. Membro da Direção da World Federation for Culture Collections (WFCC). Presidente do comité de boas práticas e normalização da WFCC. Fez Mestrado em Química Têxtil e Doutoramento na área da Gestão Qualidade.