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    10 janeiro 2020

    O mapa do talento na farmácia

    O talento está na moda. Nunca como nos últimos tempos se falou tanto do talento na farmácia e em todos os outros setores. Existem cada vez mais meios sofisticados para identificar os mais talentosos e no recrutamento pensa-se como se podem atrair as pessoas com as melhores habilidades. O employer branding tornou-se uma preocupação recorrente e as empresas desdobram-se em planos para atrair os melhores e reter aqueles de que não podem e não querem prescindir. Quem ganha com esta busca de talentos? Todos, sobretudo aqueles que, por se terem desenvolvido em determinadas competências conseguem destacar-se e tornar-se mais apetecíveis aos olhos dos recrutadores.

    • E como podem os jovens farmacêuticos tirar partido desta luta pelo talento? A resposta resine no auto-conhecimento. Conhecer o seu mapa de talento é fundamental por vários motivos, mas sobretudo porque permite definir uma estratégia de desenvolvimento de carreira assente nos seus pontos fortes, e desenvolver aqueles em que não é tão competitivo.

      Imaginemos um jovem recém-licenciado em farmácia, com uma apetência natural para o relacionamento interpessoal. Um jovem com gosto genuíno pelos outros, excelente competência técnica, mas com algumas dificuldades a nível de organização pessoal. Tendo consciência dos seus pontos fortes e dos seus pontos fracos, pode identificar de que forma essas competências são úteis na farmácia comunitária. Por outro lado, conhecendo as suas limitações, este jovem poderia aproveitar para perceber de que forma poderia desenvolver estas competências de organização, em que situações serão necessárias e que tipo de ações pode encetar para melhorar nesta dimensão, fazendo formação presencial, online ou, quem sabe, um processo de coaching.

      Existem várias ferramentas para diagnosticar o mapa de talento. Na Jump Academy utilizamos a ferramenta de perfil comportamental DISC para mapear estilos de comportamento quer em processo de recrutamento, quer nos assessments que conduzimos.

      Na área de serviços profissionais, nomeadamente em várias áreas de gestão e negócio, estas ferramentas são já amplamente utilizadas pelas chefias para mapear as preferências dos seus colaboradores, mas também pelos próprios colaboradores para identificarem as áreas em que conseguem ser melhores com o mínimo esforço. Serão essas aquelas em que terão um talento mais natural e onde poderão ter melhores resultados. No setor da saúde esta ainda não é uma prática recorrente. Apesar de se verificar a mesma luta pelo talento que existe noutros setores, as ferramentas não são utilizadas da mesma forma o que acaba por causar falhas ao nível do recrutamento e uma evolução na carreira menos natural.

      Conhecer e identificar o talento torna-se, assim fundamental para empresas e profissionais, sobretudo para os que estão em início de carreira.

      A Direção de Recursos HumanosADDO PHARM